sentido da vida

Ocasionalmente me pego em questionamentos típicos, pelo menos penso que sejam típicos nas outras pessoas também, como qual o sentido de tudo isso? E, por tudo isso, quero dizer a vida em si.

Na maior pate do tempo acredito que eu esteja no comando desta nau, mas… e sempre tem um mas, por vezes me parece que apenas sigo o sabor do vento ou as rotas das correntes oceânicas. Enfim, e sem metáforas (preciso parar de assistir House M.D.), as vezes me parece que não controlo nada nisso que chamamos vida.

Quando nos perguntamos qual o sentido da vida, talvez fosse melhor perguntar se ela precisa de um sentido. Eu já superei a necessidade dos mitos, assim, os caprichos divinos de algum deus, deusa ou deuses não me assombram. A vida é algo maior que as fantasias que os homens criam para explicá-la e não vejo a menor necessidade de delegar aquilo que eu não compreendo a uma entidade imaginária (e se o fosse fazer, escolheria algo mais divertido que um deus barbudo e rabugento que clama por atenção, talvez o Garfield seja mais legal para esse propósito).

A necessidade de dar sentido às coisas, por vezes, beira ao absurdo. Hoje, ao passar por um corredor em um dos meus locias de trabalho, corredor este que termina um vão bastante baixo para o meu padrão de altura, um vão de cerca de 1,70m. Com meus 1,90m, sempre tenho que abaixar minha cabeça e curvar um pouco o tronco para passar por esse vão. Bom, eis que hoje ao fazer esse movimento de me abaixar, ouvi uma pessoa, que vinha atrás de mim, dizer: “deus sempre dá um jeito de nos fazer curva diante dele”… Juro, eu repirei fundo, contei até 5, e continuei andando sem dar atenção ao estapafúrdio comentário. Mas isso ficou na minha cabeça…

Oras, um suposto deus precisou, de alguma forma, que houvesse um vão de porta menor que a minha estatura para que eu me curvasse?! E, ainda supostamente, ele deveria estar lá à espreita, para me ver fazer isso e, na sua santa megalomania, crer que eu me curvei “para ele”? Rapaz, a necessidade de dar sentido às coisas na mente de pessoas como a dona do brilhante comentário me espanta. Imaginar que a arquitetura do edifício todo foi orientado para que os que passam por aquele corredor “curven-se ao todo poderoso deus” é um sacrossanto chute-no-saco. Sem contar que, esse estratagema divino isenta da “curvatura” os de estarura abaixo dos 1,70m! Vá entender…

Voltemos ao sentido da vida, ou a sua falta de… eu dizia que em alguns momentos, penso que não tenho o controle, na verdade, é mais uma ausência de controle deliberada, algo do tipo “que vá… veremos no que dá!” Assim, não se trata de uma impotência frente à vida, mas um displicência em relação a ela. Ei, displicência é um bom termo, mas creio que o que eu quero dizer é que certas vezes, me sinto não levando a vida muito a sério.

Quando atribuímos à vida um sentido categórico, viver se torna um fardo. Se não atribuímos sentido algum, viver se torna desnecessário, e não é disto que eu estou falando. Não creio que a vida não mereça ser vivida, apenas penso que, dentre as formas de vivê-la, aquela que não espera dela grandes significados é a que, no final das contas, te dá maior satisfação (mas não o seu dinheiro de volta!)

Esperar grandes significados da vida é sofrer. Eu não estou neste mundo para ser um messias, herói ou o salvador da pátria. Não espero salvar as baleias ou a camada de ozônio. A vida flui apesar de tudo. Não estou aqui dizendo que devemos então matar baleias ou usar CFC até o planeta virar um microondas… só creio que não exista um propósito maior na vida humana que o dos extintos dinossauros. É triste, mas apesar do inúmeros sentidos que possamos dar à vida, um belo dia ela acaba e “babau”, já era.

Simples demais? Pode ser, mas eu vivo bem assim.

Tags: , , , , , , , , , ,

11 Respostas to “sentido da vida”

  1. dotzero Says:

    Se soubesse o sentido da vida, andaria sempre na contramão?? Ótimo texto.. tb duvido muito da existência de um barbudo mandão que gosta de bando de puxa-saco.
    Mas adorei mesmo as Tags =D

  2. josemiraolongo Says:

    O sentido da vida afere conceitos ao que se faz viajor… seria muito simples e “conveniente”, que ela ganhasse a proporção do que veste nossas filosofias diversas… um bando de puxa-saco ou pessoas, que sentem-se sem sentido, justamente pelas inúmeras propostas e alternativas, com as quais açambarcam a vida.
    O que se faria anômalo, seria se abruptmente eu a aceitasse mensurada… ninguém mensura, o que por e científicamente, não consegue ser definida…

  3. w1zard Says:

    prefiro de chocolate.

    anyway, tem gente que sempre dá um jeito de colocar seus deuses na história. tbm gostei do texto, principalmente por pensar de maneira semelhante em relação à divindades e a adoração das mesmas.

    quanto ao sentido da vida, bah, isso é tema pra filme de jet li… com guerreiros samurais kickboxers dando voadoras em trajetórias convexas. (nao era pra fazer sentido mesmo)

  4. rechones Says:

    Edmort,
    Acredito que cada um pode dar o sentido que desejar, pois seus pensamentos são livres e por enquanto ninguém pode interferir sobre eles. O fato é que sua mente não pode parar e ficar estagnada, tu és um pensador e para isso sempre vão brotar idéias e caminhos, escolha!.

    Agora posta um texto de historinha para nós, estilo aqueles contos de corredor que você postava antes! abraços

  5. W. FareWell Says:

    Nosso querido amigo WW pediu para sair… que os deuses do Olympo o carregem até os portões de Hades.

    EdMort

  6. dotzero Says:

    falando em leis.. esse blog é hospedado em servidores estrangeiros, só pra começar. Leis brasileiras não se aplicam a ele diretamente. Um Blog não é um espaço democrático, a não ser que seu proprietário queira dessa forma.
    O Senhor Wellington Well não foi convidado a fazer palestras divinas em nossos blogs, portanto, quando se entra na casa de alguém e se fala o que se pensa, corre-se o risco de ouvir o que não quer. Lembranças minhas a Hella. o/

  7. Washington HELL Says:

    Went to Hell!

  8. dotzero Says:

    Não alimente os Trolls.. quase sempre da nisso. =/

  9. rafaelgimenes Says:

    Não cheguei a ler o comentário do senhor WW, mas nem precisa né, o cara deve ter exagerado, senhor WW se tem um propósito de defesa não faça destes blogs que vem visitando uns outdoors.

    Deixe suas crenças com você, ninguem precisa delas já somos induzidos a acreditar em Credos sem mesmo ter capacidade de decidir por eles.

    Pra mim o sentido da vida é viver, eu o que vou fazer apenas nos próximos 5 dias, cada dia é uma coisa nova, um jeito novo de fazer o tempo passar, e refletir sobre seu erros e acertos.
    Do mesmo jeito que somos acreditar em um Deus X, ou Deus Y, somos conduzidos a uma forma de vida capitalista e consumista que mata agente, disfarçadamente. EU vou virar Rippie!

  10. edmort Says:

    DotZero, nem vale a pena. Ele escreve, eu edito e coloco o que eu quiser, o blog é meu e ele que vá a merda…

    WW, eu não apaguei nada por medo de ser processado, tô cagando e andando para sua insignificância, eu apaguei e editarei tudo o que você escrever simplesmente por que eu posso!

    No mais WW, legislação de cu é rola!

  11. marcondes valle de alencar Says:

    so quero humiudade dessas passoas hipocritas

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: