Hoje proferi uma palestra para professores e professoras sobre o uso das tecnologias na educação. Foi muito produtiva. Público atento e participativo. Aplausos e agradecimentos. Sai da universidade contente.
Prazer é o sentido da vida. Aquela sensação gostosa de estar feliz, contente, satisfeito ou realizado. Não há nada além disso. Todo o resto é meio, é processo, é uma forma de atingir o prazer. Prazer de comer bem, de ser amado, de se sentir bonita, de não fazer nada, de cumprir uma meta, um objetivo. Prazer de jogar conversa fora com amigos, de pisar descalço na areia da praia, de tomar sorvete com 5 tipos de coberturas; de dormir a tarde toda, de fazer sexo no sofá da sala.
Tem gente que gosta de sofrer. Até sente prazer nisso. Não admite, mas gosta de sofrer. Enfim, prazer. Arruma encrenca com os outros, xinga, ofende, se maltrata, se priva de tudo o que eu escrevi no parágrafo acima. Reclama, mas no fundo, –lá no fundinho– gosta e, em última instãncia, busca o sofrimento que o enche de prazer. Vá entender!
Os momentos nos quais mais me aproximo do sentido da vida são justamente aqueles que me provocam prazer. É isso que me motiva. Quando fazemos o que fazemos com (e por prazer), vira sublime. Do sexo ao origami, do trabalho ao churrasco, o importante é ter prazer, não importa por onde!
Assim, caro leitor, seja lá o que você for fazer hoje, faça com prazer e aprecie desmoderadamente o teu momento.
🙂
23.outubro.2009 às 10:55
Faz total sentido. =)
Obrigado pela dica.
23.outubro.2009 às 12:31
O importante é gozar de qualquer jeito, siririca, bronha, pinto, peito!
02.novembro.2009 às 11:33
Estava indo tão bem até eu me deparar com a palavra “instância”. Aí saí da filosofia/psicologia e caí na realidade… rsrsrs…
Muito legal o blog. Foi um prazer passar por aqui…
04.novembro.2009 às 19:59
O ser humano é um bicho estranho. As vezes, ser chato ou arrumar confusão, parece estar no DNA de muitos. Eu penso que eu sou um idiota as vezes, mas tem caras que são idiotas 96% do tempo.
Agora sobre o sentido de tudo, acho que tudo está ao alcance de quem procura, mas as coisas mais simples, são as que tem maior valor. Simples e eficientes!
14.novembro.2009 às 17:51
O engracado eh quando algumas pessoas instistem em palpitar no que te da prazer.
Fazer o que gosta eh algo unico e instranferivel… cada um aproveita como quer e fazendo o bem, que mal tem? Ne?
Curti demais esse post.
Eu precisava ler algo que me motivasse a fazer o que eu realmente gosto e me da prazer… seja comendo Ruffles com Coca, seja em um emprego… o importante eh ser feliz!
15.novembro.2009 às 03:23
@mondoperdido felicidade É estado de espírito.